Atenção Consumidor!
Se você tem problemas com a conta de Água e Esgoto e ainda não foi resolvido pela Concessionária Águas de Andradina procure a ARSAE.

O Que é ARSAE?
ARSAE é o órgão do Município de Andradina que atua em defesa do consumidor no que se refere a água e esgoto e está apta a atender à Rua Orensy Rodrigues da Silva, 302 - Fone 3723-4035 – email arsaeandradina@uol.com.br

O que é Águas de Andradina?
Águas de Andradina é a empresa responsável pela execução das atividades de Água e Esgoto no Município, de acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico, o Processo Licitatório e o Contrato de Concessão.
Endereço: Rua Ver. Manoel Teixeira de Freitas, 1500 – Em frente a Antiga Estação Ferroviária - Fone 0800 77 50 195 e 3702-9189

Tarifa Social
Todo consumidor que tenha renda familiar de até 1 salário mínimo do Estado de São Paulo, em torno de R$ 600,00, residência de até 70 m2 e consumo de água até 20 m3 mensais, tem direito a Tarifa Social, com desconto de até 30% na conta de Água e Esgoto. Procure a Promoção Social da Prefeitura e cadastre-se para usufruir desse benefício.

Dicas de economia de Água
• Tome banho de no máximo 8 minutos e desligue a torneira quando não estiver utilizando o chuveiro.
• Não lave calçadas e quintais com água diretamente da torneira. Utilize a água da máquina de lavar roupa após o processo de enxágüe das roupas.
• Não lave o carro com a mangueira. Utilize o balde.

Identificando Vazamentos

No Hidrômetro
Confira o seu relógio de água (hidrômetro). Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

Em canos alimentados pela Caixa D’Água

Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Prenda completamente a bóia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque na caixa o nível da água e após uma hora, no mínimo, verifique se ele baixou. Em caso afirmativo, existe vazamento na canalização, torneiras ou nos sanitários alimentados pela caixa.


Em canos alimentados diretamente pela rede da Águas de Andradina

Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Águas de Andradina e espere a água parar de escorrer. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal de que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.


Vaso sanitário - Teste da Borra de Café, Cinza ou Corante

Jogue a borra de café a cinza ou o corante no vaso sanitário. O normal é a borra de café a cinza ou o corante se depositarem no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. O teste leva em torno de 15 minutos.


Mais informações

O valor das tarifas de Água e Esgoto foi atualizado com base na inflação, conforme Legislação vigente.

O custo dos serviços de Água e Esgoto visa remunerar a operação e a manutenção do sistema.

Vaso sanitário com vazamento pode desperdiçar mais de 1.400 litros por dia representa quase 1 litro por minuto.

Torneiras gotejando podem desperdiçar até 50 litros por dia, ou 1.500 litros (1,5 m3) por mês. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.000 litros (4,0 m3) por mês. Se a abertura for de 4 milímetros pode-se desperdiçar até 13.000 litros (13 m3) por mês. Troque o “courinho”, “borrachinha”, “reparo” ou “castelo” da torneira e economize água.

Você é o responsável pela sua conta de Água e Esgoto. Utilize a água de forma racional, pois cada dia está mais caro o processo de captação e distribuição desse precioso líquido e consequentemente o tratamento do esgoto gerado em função da utilização da água.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar recursos naturais.

Um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consumo 135 litros de água. Se fecharmos o registro na hora de ensaboar o corpo, reduzimos esse tempi para 5 minutos e o consumo cai para 45 litros. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 45 litros. Com os mesmos cuidados do exemplo da ducha, o consumo cai para 15 litros.

Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira meio aberta, ela gasta 12 litros de água. No entanto, se a pessoa apenas molhar a escova, mantiver a torneira fechada durante a escovação e, ainda, enxaguar a boca utilizando um copo de água, ela consegue economizar mais de 11,5 litros de água, ou seja, ela gasta somente meio litro.

Lavar o rosto com a torneira meio aberta durante um minuto equivale a um gasto de 2,5 litros de água. O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos, gastam-se 12 litros de água. Com economia, o consumo cai para 2 litros.

Nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Um vaso sanitário com válvula de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Vasos sanitários de 6 litros por acionamento (fabricados à partir de 2001) ncessitam um tempo 50% menor para efetuar a mesma limpeza. Quando a válvula está defeituosa, pode-se gastar até 30 litros. Então, a palavra de ordem é, se o seu sistema for de válvula, mantenha-a sempre regulada. É necessário também ficar atento aos vazamentos, que devem ser consertados assim que forem notados.

Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo o que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para o enxágue. Numa cas, lavando louça com a torneira meio aberta por 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Se adotada nossa primeira dica, o consumo pode reduzir para 20 litros. Na higienização de frutas e verdurar, utilize hipoclorito de sódio ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos. Essa atitude proporciona grande economia de água.

Voce sabia que, ao utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros copos de água potável para lavá-lo? Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. Com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto num tanque pode chegar a 280 litros de água. Portanto, o melhor a fazer é deixar acumular roupa, colocar a água no tamque para ensaboar e manter a torneira fechada.

Use um regador para aguar as plantas. O uso da mangueira para a mesma finalidade faz com que, em dez minutos, o consumo de água chegue a 190 litros. Como dica de economia, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revolver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 100 litros por dia.

Uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e à ação do vento perde aproximadamente 3.800 litros de água por mês em função da evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio, considerando o consumo médio de 2 litros/habitantes/dia. Utilizando-se de uma cobertura(encerado ou material plástico), a perda é reduzida em 90%.

Adote o hábito de usar vassoura para limpar a calçada e o quintal da sua casa. Lavar esses locais com a mangueira, apesar de ser atitude comum para a população, traz grandes prejuízos à sociedade, ao meio ambiente e para o seu bolso. Com a torneira meio aberta, em 15 minutos, são perdidos 280 litros de água. Se houver sujeira localizada a dica é utilizar a técnica do pano umedecido com água de enxegue da roupa.

Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de mangueira. Normalmente o consumo de água para esse tipo de utilização de água é de 220 litros. Com meia volta da torneira aberta e 30 minutos de trabalho, o gasto pode chegar a 460 litros. Usando balde e pano, o consumo é de apenas 40 litros. Os grandes conselhos sâo: não lavar o carro mais do que uma vez por semana e, se possível, não lavá-lo durante a estiagem (época do ano em que chove menos).